Entendendo o JavaScript
Publicado em 23 Mai 2023 por
Vamos descobrir nesse artigo o que faz o JavaScript ser uma linguagem tão relevante e tão utilizada atualmente!
O que é JavaScript?
O JavaScript, ou JS, como muitos chamam carinhosamente, é uma linguagem de programação interpretada de alto nível que, segundo a Pesquisa de Desenvolvedores do Stack Overflow de 2022, é a mais popular no mundo. Isso se deve principalmente ao fato de que o JavaScript é a linguagem padrão que os navegadores interpretam e que com HTML (“HiperText Markup Language” ou linguagem de Marcação de HiperTexto, utilizada nos navegadores) e CSS (“Cascading Style Sheets”, folhas de estilo em cascata, em Português) formam a base de toda a Web.
O JavaScript se destaca por deixar as páginas Web dinâmicas, que é sua principal função. Sabe quando você está navegando pela internet e encontra algum conteúdo que é interativo, possui alguma animação ou muda constantemente? É bem provável que o JavaScript esteja envolvido em sua execução!
História do JavaScript
Agora que sabemos o que é o JavaScript, que tal entendermos mais sobre a sua história?
A década de 90 foi marcada por uma grande disputa no mercado dos navegadores. Nesse momento da história, a Netscape, responsável pelo Netscape Navigator, buscava se destacar na “guerra dos navegadores” e para isso planejava construir algo que pudesse deixar a navegação mais dinâmica, o que para a época seria um enorme diferencial, pois para carregar uma página simples levava muito tempo.
Assim, em 1995, a Netscape contratou o desenvolvedor Brendan Eich para criar uma linguagem de script que trouxesse “vida” às páginas Web. Desse modo foi criada uma linguagem que foi chamada de LiveScript.
Após uma parceria com a Sun Microsystems, empresa responsável pela criação da linguagem Java, o nome LiveScript foi alterado para JavaScript. Essa foi uma jogada de marketing feita com o fim de chamar atenção para o JavaScript através da fama que o Java já tinha conquistado naquele momento.
É sempre válido lembrar que a única semelhança entre Java e JavaScript é o nome, já que são linguagens totalmente diferentes, ok?
Em 1997, em associação ao ECMA (acrônimo para European Computer Manufacturers Association), foi criada uma padronização do JavaScript, chamada de ECMAScript, para garantir o crescimento da linguagem seguindo algumas normas.
E assim surgiu o que hoje conhecemos como JavaScript.